Hora Livre

Estado inicia atendimento de alto risco materno e de leitos de UTIN em São Mateus

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu início, nesta quinta-feira (1º), ao atendimento de maternidade de alto risco e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) no Hospital Maternidade São Mateus, no município de São Mateus, no norte do Estado. Antes do investimento, a região não contava com o serviço.

O serviço funcionará por meio de convênio do hospital com a Sesa, que contratualizou os leitos e investiu R$ 11.477.160 para a reforma e a ampliação da Maternidade, sendo R$ 6,65 milhões para a compra de equipamentos. Com a ampliação, foram abertos 50 novos leitos na unidade para a assistência materno-infantil, com salas pré-parto, parto e puerpério; 23 leitos de risco habitual; dez de Terapia Intensiva Neonatal; e sete leitos de alto risco.

Nesta quarta-feira (31), foi realizada a solenidade de inauguração do serviço de UTI Neonatal do Hospital Maternidade São Mateus, que contou com a presença do subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, do superintendente regional de saúde Edilson Monteiro, entre outras autoridades. “Hoje damos mais um passo em direção a regionalização da saúde, que é um compromisso do Governo do Estado, com a abertura de um serviço completo e tão importante para a população”, destacou o subsecretário.

O superintendente Edilson Monteiro comemorou: “Um dia histórico, com o início de um serviço que vai acolher e abraçar a população, dando dignidade às pessoas e qualidade na assistência. Uma conquista de todos, de homens e mulheres que escrevem história em São Mateus”, disse.

Para fazer o atendimento de gestantes de alto risco, é necessário que o hospital tenha leitos de UTIN e a região norte não tinha atendimento de urgência e emergência para esses casos. As gestantes eram, então, encaminhadas para o atendimento nos hospitais Rio Doce, em Linhares, ou São José, em Colatina

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

002
001
pf
001
001
002
001
Policia Civil do es
001
001
001
002
005
b01