A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou a Operação ‘Baeste’, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa responsável por lavar dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A ação contou com o apoio das Polícias Civis do Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do acompanhamento da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES).
De acordo com o coordenador do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), o delegado Alan Moreno de Andrade, as investigações, iniciadas em 2023, envolveram análise de grande volume de dados financeiros e patrimoniais.
Ao todo, 20 pessoas são investigadas, entre elas empresários de diversos setores, advogados e um policial militar da reserva. As principais atividades identificadas envolviam a prática de técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, como o smurfing – pulverização de grandes quantias em diversas contas bancárias –, compra e venda de imóveis e veículos de luxo, além da movimentação de recursos para áreas de fronteira, visando a aquisição de mais drogas e armas.
Até o momento, foram apreendidos 12 carros de luxo, cinco armas de fogo, além de joias, obras de arte e nove imóveis que tiveram o bloqueio determinado pela Justiça.