Hora Livre

Verão começa na madrugada deste domingo.

Foto :Arquivo TV da Terra/ TV Alerta

EBC Brasil

Com temperaturas mais baixas que o de costume para a época em diversas partes do país, o verão começa na madrugada de domingo e vai até 20 de março.

Desta vez, a estação não sofrerá os efeitos de fenômenos climáticos que possam interferir na quantidade de chuvas, como explica o meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Almerino Marinho.

Mesmo com a previsão de chuvas dentro da média, algumas regiões do Brasil poderão ter uma precipitação maior do que o esperado. Na região Norte, a previsão é de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo, especialmente no Pará e Amazonas. Já no Tocantins, A tendência é de chuvas acima da média.

No Nordeste, predomínio de chuva acima da média deve se confirmar na Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, assim como no sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas, há possibilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média, com temperaturas predominantemente elevadas.

No Centro-Oeste, a nova estação, pode chover em grande parte da região. Já o centro-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, estão com a probabilidade de índices pluviométricos inferiores à média neste verão. Em relação às temperaturas, as previsões indicam que devem ultrapassar a média da estação.


Na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuva variando dentro da faixa normal em grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo do normal.

O mesmo deve acontecer no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro da média local da estação.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

002
001
pf
001
001
002
001
Policia Civil do es
001
001
001
002
005
b01